Visita ao Sul – 19/03/2018

Visita ao Sul nesta segunda-feira

A presidente do sindicato, Adda Maria Lobato; a diretora de Saúde, Valquíria Lopes de Oliveira e a de Política Sindical, Climeni Araújo Rodrigues, visitaram algumas Comarcas da região Sul. Inicialmente, pararam na Comarca de Muqui onde foram ouvidos os servidores. Segundo eles, enfrentam dificuldades de ordem operacional do sistema PJE. Há falta de impressoras, computador e, como se não bastasse isso, o treinamento dado pelo TJ para implementação do sistema foi ruim, pois, online, não possibilitou a aprendizagem uma vez que houve muitos ruídos de comunicação no curso. Dando prosseguimento, a equipe do sindicato chegou à comarca de Cachoeiro de Itapemirim para ouvir as demandas dos trabalhadores. A reunião ocorreu na sala de reuniões, no sexto andar do Fórum Desembargador Horta de Araujo. A presidente esclareceu para os presentes o andamento das ações que têm como matéria as reivindicações da categoria. Foi exposta ainda a insatisfação dos servidores com as condições insalubres de trabalho. Foi apontado o problema do arquivo onde não há saída de ar, extintor de incêndio novo e os processos ficam amontoados pelo chão tendo em vista a falta de espaço. Já no segundo andar do prédio, reclamaram da presença de pombos. Depois de listados todas as queixas, a presidente expôs que haveria necessidade de enviar um oficio ao diretor do Fórum para solicitar autorização para entrada de um técnico de segurança do trabalho para elaboração de um laudo a fim de buscar alternativas para resolver os problemas apresentados.

Por fim, visitaram a Comarca de Rio Novo do Sul. Como foi divulgado pela mídia que aquela região passou por um alagamento recente, o Sindijudiciario considerou a importância da sua presença in loco. Lá foram recebidas pelo magistrado da Comarca que relatou que o pior já havia passado. Apesar da gravidade da enchente, somente 5 % dos processos sofreram algum dano. Os computadores foram desligados e todo o estabelecimento já havia sido lavado. As futuras providências para fazer o funcionamento voltar à normalidade dependeriam, nesta etapa, do TJ.

A DIRETORIA