O SINDJUDES FAZ INSPEÇÃO IN LOCO

No dia de hoje (23/11), o SindjudES realizou uma vistoria in loco no Fórum de Vila Velha, devido a possíveis problemas estruturais. E se reuniu com o Juiz Diretor do fórum Dr. Flávio Jabour Moulin, que estava no local.

O SindjudES constatou que a Engenharia do TJES acompanhada da Defesa Civil do Estado CEPDEC (Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil) vistoriaram a edificação do Fórum em razão dos tremores sentidos por servidores na data de ontem. Segundo a vistoria não foi constatada qualquer sinal de risco ou de comprometimento da estrutura do prédio que justificasse a interrupção de seu funcionamento.

Também constataram que uma obra muito próxima houve emprego de maquinário pesado, o que gera vibrações no solo. Tais vibrações foram sentidas, segundo relatos, também em outras edificações nos arredores. Possivelmente e provavelmente foram essas vibrações que foram sentidas pelos servidores. Corrobora a hipótese que apenas na face da edificação voltada para a obra e apenas nos andares inferiores sentiu-se algum tremor. As placas de forro de fibra mineral que se desprenderam não estão conectadas à estrutura da edificação e seu desprendimento também pode estar associado a vazamentos hidráulicos. De toda sorte, elas não indicam comprometimento da estrutura.

O SindjudES requereu ao Presidente do TJES:

– Suspensão imediata dos trabalhos presenciais no Fórum de Vila Velha;

– Implementação do trabalho remoto, até que seja emitido um laudo definitivo que garanta a segurança dos servidores, magistrados, promotores, partes e demais usuários do serviço público;

– Implementação treinamento e alerta de fuga para servidores, magistrados, promotores, partes e demais usuários do serviço público;

– Sinalização de emergência e rota de fuga no Fórum de Vila Velha.

Na data de hoje, após a vistoria e os relatos dos servidores, o SindjudES formalizou um requerimento ao Juiz Diretor do Fórum Dr. Flávio Jabour Moulin, para que seja:

– A suspensão dos Trabalhos presenciais neste Fórum de Vila Velha, bem como a implementação do trabalho remoto/teletrabalho, até que seja emitido um laudo definitivo que garanta a segurança dos servidores, magistrados, promotores, partes e demais usuários do serviço público;

– Comunicado aos juízes de cada unidade judiciária acerca da possibilidade da implementação de trabalho remoto/teletrabalho, tendo em vista o abalo emocional e psicológico gerado nos servidores, que requer cuidado para que seja garantido um ambiente de trabalho saudável e produtivo;

– Realizado um laudo técnico minucioso, com uma margem de segurança adequada, a fim de determinar as condições estruturais do prédio, pois, somente com informações precisas e confiáveis poderemos estabelecer um retorno seguro e confiável ao trabalho presencial;

– Implementado treinamento e alerta de fuga para servidores, magistrados e demais usuários, bem como, sinalização de emergência e rota de fuga no Fórum de Vila Velha.

Para tranquilizar os servidores e priorizando a vida e a saúde de todos, o sindicato verificará a possibilidade de contratação de uma empresa particular de engenharia especializada para emitir um laudo sobre as reais condições do prédio do Fórum de Vila Velha, devido a possíveis problemas estruturais.

O SindjudES ressalta a preocupação com a integridade física e a saúde mental dos Servidores, Magistrados, Promotores, partes e demais usuários do serviço público.