JUDICIÁRIO DE MG DEVE ENTRAR EM GREVE; SERVIDORES REPUDIAM PROPOSTA DO TJ

Mais de 200 servidores compareceram à Assembleia Geral (AGE), convocada pelo SINJUS-MG para a tarde desta terça (26/2). O tema? O esvaziamento do significado da negociação coletiva, o descumprimento do acordo da implementação do Reajuste Escalonado, por parte da Administração do Tribunal, e a votação da Pauta de Reivindicações 2013. O resultado? Aprovadas, por unanimidade, uma AGE específica com INDICATIVO DE GREVE GERAL POR TEMPO INDETERMINADO, para 4/3/2013, às 13h, no auditório do Anexo I; uma NOTA DE REPÚDIO à proposta do Tribunal de “compensar” os servidores pelo descumprimento da negociação e a nova Pauta de Reivindicações para 2013.
Em resumo, o que se pôde constatar na AGE de hoje é que o sentimento de indignação pelo descumprimento da palavra do presidente, desembargador Herculano Rodrigues, é geral. Nem a medida antissindical do Tribunal de desmobilizar o comparecimento dos servidores à AGE – com a retirada de nossos cartazes de convocação das entradas do TJ, na manhã de hoje – impediu que nos reuníssemos, o que demonstra nossa integração e preparo enquanto categoria. A atitude de um chefe de Poder em voltar atrás na sua palavra, principalmente quando esta foi responsável pela suspensão de um movimento grevista anterior, chocou os serventuários da Justiça mineira. “Estou me sentindo um bobo”, “Eu realmente acreditei no presidente Herculano…” foram as principais falas de nossos colegas presentes à AGE.
Durante o encontro, foram analisados todos os documentos possíveis acerca do tema, desde ofícios com estudos feitos pelos sindicatos e Dieese até a última proposta do Tribunal (formalizada no ofício circular nº 131/GAPRE/SEPLAG/2013 de 25/2/2013), passando por previsões orçamentárias e inflacionárias, legislações, comportamento da folha de pessoal do TJ e outros aspectos de grande relevância para o momento em que surge a iminência de outra greve pelo mesmo motivo.
A conclusão das análises não podia ser outra. Após quatro propostas técnicas indicando a viabilidade do Reajuste Escalonado, ainda em 2013, não há dúvidas de que falta apenas vontade política e reconhecimento do valor do servidor do Judiciário. O histórico dessa luta, que se arrasta desde 2011, foi relembrado passo a passo para a definição do caminho a ser trilhado.
1ª Instância
Outra ponderação unânime entre os servidores presentes foi a importância da adesão dos servidores da 1ª Instância ao movimento. “Essa é uma luta do interesse de todos”, argumentavam. “Esperamos contar com o Sindojus e Serjusmig”, afirmaram ansiosos pelo resultado das demais AGEs.
Mobilização
Após a AGE, alguns servidores se ofereceram para compor o Comando de Mobilização do movimento. Mas é necessário reforçar esse grupo, portanto o SINJUS-MG convoca os servidores a fazer parte da organização luta. Para isso, basta entrar em contato pelo e-mail sinjus@sinjus.org.br.
Agora, mais do que nunca, é muito importante que toda a categoria se mantenha mobilizada e bem informada, consciente de que se não lutarmos agora pelo respeito aos nossos direitos, não será em 2014 (ano eleitoral) que seremos valorizados. É AGORA OU NUNCA, TODOS JUNTOS PELOS NOSSOS DIREITOS!
PRÓXIMA AGE
Compareça à AGE do dia 4/3/2013, às 13h, no auditório do Anexo I, para deliberar sobre a GREVE GERAL POR TEMPO INDETERMINADO. A greve só não foi deflagrada na AGE desta terça (26/2) porque, quando a assembleia foi convocada, o Tribunal ainda não havia oficializado a negativa quanto à implementação do Reajuste Escalonado. Além disso, é necessária a realização de uma assembleia com pauta específica para nos resguardarmos de qualquer questionamento acerca das formalidades legais previstas pela Lei de Greve.