INFORMATIVO DO SINDIJUDICIÁRIO – ES – 13/11/2017

ÚLTIMA SEMANA PARA AS INSCRIÇÕES PARA O XI CONJUD

Com o tema “Os novos desafios no Judiciário Brasileiro”, o Congresso acontecerá no dia 17 de novembro, das 8h às 18h, no Centro de Formação Dom João Batista. As inscrições estão sendo feitas pelo email polsindical@sindjud.com.br

O Coordenador da Secretaria Geral do Sindijus (Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário do Sergipe), Marcus Vinicius, é um dos convidados para debater os pontos positivos e negativos do Teletrabalho, que já foi implementado no Judiciário de Sergipe.

Para contextualizar este tema tão importante e atual, o servidor da Secretaria de Tecnologia da Informação do TJ-ES, Marcos Marinho, também fará sua contribuição ao debate. Com o tema “Automatização dos processos”, ele fará um histórico da evolução dos sistemas nos últimos 20 anos e as iniciativas mais recentes na área.

Atual Conjuntura e Assédio Moral

O retrocesso político e a retirada de direitos será o assunto que vai abrir o XI CONJUD. O Deputado Estadual Sergio Majeski fará uma análise do atual cenário político capixaba e nacional e vai apontar os próximos desafios para o Servidor Público.

Outro ponto importante que será abordado durante o Congresso é o Assédio Moral, infelizmente, muito comum na rotina dos servidores. A professora e pesquisadora da Unirio, Terezinha Martins dos Santos Souza, vai tratar deste tema e mostrar como identificar e combater o assédio no ambiente de trabalho.

Para complementar a discussão, o Sindijudiciário-ES também lançará uma cartilha sobre Assédio Moral, que será entregue a todos os participantes.

Para encerrar, a advogada do Sindicato, Dra. Mônica Perin vai abordar o Teletrabalho, sob uma perspectiva mais social e pessoal e como ele poderá mudar as relações trabalhistas do futuro.

É importante que todos os servidores participem, apenas com conhecimento e união vamos conseguir lutar por nossos direitos.

Inscrições

Para participar é só mandar um email para polsindical@sindjud.com.br com o formulário de inscrição que está em nosso site. O ponto será abonado pelo Sindicato e as vagas são limitadas.

Confira a programação completa em nosso site: http://sindjud.org.br

8h – Credenciamento

8h30 – Abertura

9h – “Conjuntura Política Capixaba e Nacional sob o aspecto da retirada de direitos dos trabalhadores”, com o Dep. Sérgio Majeski

10h – “Assédio Moral”, com Terezinha Martins dos Santos Souza

11h30 – Lançamento de Cartilha sobre Assédio Moral.

12h30 – Almoço

13h30 – “Automatização dos processos”, com o servidor do STI Marcos Marinho

14h30 – “Teletrabalho – um novo modelo de trabalho”, com Marcus Vinicius Ramos Santos

15h45 – Coffee Break

16h – “Teletrabalho – Reflexos e implicações nas relações trabalhistas, sociais e pessoais”, com Mônica Perin Rocha e Moura

17h – Debate

18h – Encerramento

AUXÍLIO SAÚDE É REAJUSTADO EM 9,7%

Na tarde da última quinta-feira, dia 09/11, o Pleno do TJES aprovou texto de resolução que altera a tabela referente aos valores “per capita” do auxílio-saúde.

O percentual aprovado de 9,7% entrará em vigor a partir deste mês e se soma ao percentual de 10% concedido em janeiro deste ano por meio da Resolução n.º 002/2017.

As correções promovidas representam certo alívio nas contas dos servidores, mas ainda não cobrem os aumentos promovidos pelas operadoras.

Apesar dos reajustes concedidos neste ano de 2017 no total de 19,7%, a defasagem em relação ao reajuste dos planos permanece na ordem dos 17,3%. O Sindijudiciário continuará na luta para buscar a recomposição total das perdas.

Vale destacar que o Sindijudiciário continua nas negociações pela alteração da Resolução n.º 036/2011, a fim de incluir para fins de reembolso até o limite da faixa etária prevista, as despesas com a coparticipação nos planos participativos do titular e dependentes e/ou de planos e despesas odontológicos (Processo n.º 2017.00.918.205).