INFORMATIVO DO SINDIJUDICIÁRIO – ES – 03/08/2017 – 2

SINDIJUDICIÁRIO DENUNCIA SITUAÇÃO PRECÁRIA EM COMARCA DE SANTA LEOPOLDINA

Mofo, fiação exposta, paredes rachadas, aparelhos de ar condicionado sem manutenção, infiltração e goteiras. Esta é a situação do Fórum Graça Aranha, na Comarca de Santa Leopoldina, que recebeu esta semana a visita das Diretoras do Sindijudiciário Climeni Araújo, Giovana Roriz e Liege Mendes. A situação se agravou com o período de chuvas colocando em risco a saúde dos servidores e a conservação de processos e mobiliário.

Além de conviver em um ambiente insalubre, os servidores estão sobrecarregados. Há um volume de 8 mil processos para apenas 2 trabalhadores.

No passado, o Tribunal de Justiça realizou algumas reformas na edificação mas apesar desses investimentos, o prédio continua sem condições de funcionamento. O Fórum funciona em uma construção histórica tombada como Patrimônio Cultural do Espírito Santo, o que deixa mais complexa a realização de obras de manutenção e reforma.

“Os servidores estão tendo que trabalhar em um ambiente sujo, sem ventilação e sem luminosidade adequada e com mesas e processos empilhados. O arquivo físico do Fórum fica dentro de uma sala pequena e abafada do cartório, que impossibilita a entrada dos servidores e os processos antigos estão acumulando fungos e poeiras”, conta a Diretoria de Saúde, Climeni Araújo.

Para agravar ainda mais a situação, na Comarca de Santa Leopoldina há um servidor com Câncer de Pulmão que precisa trabalhar com máscara para não respirar o ar contaminado e complicar ainda mais a sua situação.

O Sindijudiciário aguarda agora a posição do Tribunal de Justiça e continuará na luta denunciando as péssimas condições de trabalho de diversos Fóruns do estado, que já vem fazendo desde 2014.

Recentemente, o Sindicato teve uma reivindicação atendida. Na segunda-feira (31), foi assinado o contrato que permitirá a implantação do novo Fórum da Comarca de Mimoso do Sul. O Sindijudiciário solicitou a mudança de local ao TJES, no ano passado, devido à precariedade das instalações da atual sede da Comarca que colocava em risco os servidores, magistrados e todos aqueles que frequentam o prédio.

OS DELEGADOS SINDICAIS DE CARIACICA E SANTA LEOPOLDINA SÃO ELEITOS

Nesta quarta-feira (2) foram eleitos os Delegados Sindicais de mais duas Comarcas. A Comarca de Santa Leopoldina agora terá como representante do Sindicato o servidor Luís Carlos Simonassi e como suplente Laerte Rogério. Já a comarca de Cariacica elegeu como Delegado Sindical o servidor Alfredo Roberto Freire de Assis e a servidora Valquiria Lopes de Oliveira será a sua suplente.