Congresso da Fenajud aprova novo Estatuto da Entidade

Entre os pontos aprovados pelos delegados estão a mudança de presidência para coordenação executiva colegiada, e a fixação de o mínimo de 30% de mulheres na diretoria da Federação

As propostas para atualização do Estatuto da Fenajud (Federação Nacional dos Servidores do Judiciário nos Estados) foram debatidas e votadas durante dois dias, em Brasília (DF). Cerca de 220 pessoas, entre delegados natos, delegados eleitos na base, observadores (eleitos na base) e convidados, tiveram acesso às teses enviadas por todos os sindicatos inscritos. Mas, somente os delegados puderam votar item a item. O processo foi finalizado após as 23h deste sábado (19/11).

Entre os pontos alterados, em destaque, está a mudança na forma de direção, deixando de ser presidência e passando a ser coordenação executiva colegiada. Com o novo sistema, o colegiado contará com 17 coordenadores, sendo três coordenadores gerais que serão definidos após a próxima eleição, que deve ocorrer no fim de 2017.

Outro ponto votado pelos delegados é a estipulação de no mínimo de 30% do gênero feminino na diretoria, o que significa o começo de uma nova etapa para as mulheres e mais valorização da atuação feminina no sindicalismo. Além disso, o novo estatuto determina que a Federação deverá promover cursos de formação sindical periodicamente.

O Sindijudiciário participou do Congresso com 11 delegados escolhidos pela categoria em assembleia realizada no dia 23 de setembro. São eles: Washington Francisco Rodrigues; Liége Mendes Duarte; Roberto Carlos Lima Gomes; Gabriella Tabachi Ferreira; Betina Duarte Basílio de Souza; Felippe Tonon Martinelli; Adda Maria Betero Monteiro Lobato Machado ; José Antônio Challub; Pedro Antônio Gomes Batista;  Vitor Caser Valentim e Giovana Roriz.

O diretor jurídico do Sindicato, Marcos Fabre, participa com secretário-geral da Fenajud, e o servidor Renilson Tonini dos Santos, membro do Conselho Deliberativo do Sindicato e delegado sindical da Comarca de Marataízes, é Conselheiro Fiscal da Fenajud.

O novo Estatuto está em revisão pela diretoria jurídica da Fenajud e em breve será divulgado na íntegra aqui no portal na web.

Para a atual direção ficou claro que era mais do que necessário reformar o Estatuto da entidade. “A Fenajud realizou todo o processo de forma democrática, com a participação efetiva das delegações. Sem dúvida foi um grande momento”, disse o presidente, Luiz Fernando Souza.

O Congresso

O Congresso é a instância máxima de deliberação da Fenajud, soberana em suas decisões, sendo órgão de ampla orientação político-sindical do movimento de lutas da categoria dos servidores do Poder Judiciário e o fórum de discussão das questões gerais de classe.
A convocação extraordinária foi realizada no IX CONSEJU realizado no período de 12 a 14 de dezembro de 2014 em Macapá (AP). Já a data de realização foi definida no Conselho de Representantes Sindicais, realizado no dia 04 de setembro de 2016, na cidade de Porto Seguro (BA).

O encontro foi convocado pela Diretoria Executiva, em cumprimento às deliberações do Congresso Ordinário e do Conselho de Representantes, nos termos do Estatuto da Fenajud, e por meio de edital publicado no Diário Oficial da União de 19 de agosto de 2016.
O último estatuto havia sido aprovado pelo Congresso Nacional Extraordinário também em Brasília, nos dias 04 e 05 de março de 2010.
Informações e fotos imprensa Fenajud

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a gente