ATENÇÃO, SERVIDOR, PARA A ESCOLHA DOS DOIS NOVOS CONSELHEIROS DO TCES!!

Está próxima a indicação de dois novos conselheiros para o TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO.

O conselheiro tem como atribuição o julgamento das contas apresentadas por todos os gestores públicos estaduais ou municipais. Por isso, a atuação desse profissional interfere sobremaneira na vida de todos, pois avalia a aplicação dos recursos públicos na Saúde, na Educação, na Segurança, etc. Em virtude dessa grande importância, o conselheiro do TC, na Constituição de 1988, passou a ocupar um cargo no mesmo nível do desembargador.

Por ser uma função de grande responsabilidade, uma vez que suas decisões interferem diretamente na gestão das políticas públicas, devem ser exigidos, no mínimo, conhecimento específico e imparcialidade. Ressalta-se que o Tribunal de Contas constitui um órgão independente para cuidar apenas dos recursos públicos, sem os quais não há escolas, professores, hospitais, médicos ou policiais. Levando em consideração essa característica, esperaríamos também uma escolha mais técnica de seus membros. Até porque um conselheiro do TC do ES tem alguns privilégios que saltam aos olhos de qualquer um: mais de 30 mil em salário, carro oficial, auxílio alimentação, plano de saúde, direito a cargos comissionados (14 a 20) e emprego garantido até 70 anos.

Temos no nosso estado 7 (sete) vagas para conselheiro ,as quais três  são escolhidas pelo governador e  quatro, pela Assembleia Legislativa. A Constituição estabelece que são os representantes do povo que têm a incumbência de escolher pessoas mais preparadas para o exercício da função, não necessariamente políticos.

Porém, em nosso estado, os eleitos saem APENAS da Assembleia Legislativa. Entre os últimos escolhidos para ocupação do cargo de conselheiro no ES, tivemos 3 (três) condenados por corrupção. E o pior de tudo isso é que ainda continuam a receber todas as vantagens do cargo!!! Quem paga isso? NÓS!!!!

No entanto, esse modelo de escolha entre os deputados já se mostrou falido aqui e em vários estados do país que também tiveram seus conselheiros deputados envolvidos em esquemas de corrupção.

Chegou a hora de TODOS NÓS, capixabas, tomarmos uma posição e não aceitarmos mais esse “FAZ DE CONTA” que custa muito caro à população, pois coloca em risco os recursos administrados pelo Tribunal de Contas que são essenciais ao povo do Estado.

Diante disso tudo, quem você prefere que ocupe o cargo de conselheiro? Mais um político? A escolha é sua!!! Os deputados apenas nos representam!!

Envolva-se!

Precisamos nos posicionar. ENTRE NO SITE DA ASSEMBLEIA, ENVIE EMAILS E MENSAGENS POR INSTAGRAM OU REDES SOCIAIS AOS NOSSOS DEPUTADOS expondo sua opinião contrária à escolha somente de políticos para o cargo, não levando em consideração o conhecimento técnico e impessoal exigido pela função.

Vamos exigir uma escolha mais técnica e independente dos nossos conselheiros, inviabilizando o uso político do Tribunal de Contas.

CONTAMOS COM TODOS OS SERVIDORES NA ADESÃO À CAMPANHA!

www.ales.gov.br

Amaro Neto: amaroneto@al.es.gov.br