Aposentados falam sobre Depressão em apoio ao Setembro Amarelo

“Falar é sempre a melhor solução”, esse é o tema da Campanha Setembro Amarelo de Prevenção ao Suicídio. Pensando na importância desse tema, a reunião do Núcleo dos Aposentados e Pensionistas (NAP), que aconteceu na última sexta-feira (1), abordou a Depressão na Terceira Idade, doença que vem aumentado significativamente nessa fase da vida.

A convidada, a psicóloga Grace Rangel, tratou o tema de forma delicada e acolheu os aposentados respondendo as dúvidas e sugerindo alternativas para lidar da melhor forma possível com essa nova fase da vida. “A população mundial está envelhecendo e precisamos estar preparados para cuidar dessas pessoas. A nossa sociedade valoriza muito a juventude e a velhice é tratada como fraqueza, mas não é verdade. O envelhecimento é só mais uma parte da vida, todas as nossas conquistas não são anuladas, estamos mais sábios, mas experientes e devemos valorizar isso”, diz a psicóloga.

Grace também ressaltou a importância de se fazer terapia e não ter preconceito com o tratamento, porque terapia é importante em qualquer momento da vida. “Não guarde para você, procure amigos e também ajuda profissional. Devemos sempre valorizar quando alguém pede ajuda e não achar que é uma fraqueza, é preciso muita força para procurar o tratamento”, completa.

Grace destacou que é preciso fazer aquilo que se gosta e colocar essas pequenas atitudes na rotina, mesmo que seja tomar um café, ler um livro, praticar exercício, conversar com amigos e familiares. A depressão é uma doença de difícil diagnóstico e por isso é importante ficar atento a qualquer sinal, “quando você começar a não achar graça em coisas que costumavam lhe dar prazer e querer se isolar pode ser um sintoma”.

A aposentada Jussara Voellger achou a discussão muito importante e elogia o sindicato por fazer da reunião sempre um momento de socialização e informação. “Esse espaço é muito importante para nos mantermos atualizados e continuarmos presentes no sindicato. E a palestra de hoje foi uma das mais interessantes.”, ressalta.

A aposentada Vera Mariane também achou a palestra maravilhosa. “O tema me tocou demais, porque depressão é algo que pode acontecer com qualquer um a qualquer momento e precisamos saber pedir ajuda e também ajudar quando alguém próximo ou da família estiver nessa situação tão delicada e difícil”.