ADVOGADOS DO SINDIJUDICIÁRIO SE REUNEM PARA ANALISAR A ADI 5606, TEMA 1075 E OS REFLEXOS NAS PROMOÇÕES.

Em outubro de 2016, por meio da CONFEDERAÇÃO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO BRASIL – CSPB, foi interposta, a pedido do Sindicato, uma Ação Direta de Inconstitucionalidade referente às Leis Estaduais n.º 10.470/2015 e Lei Complementar n.º 815/2015 – ADI n.º 5606/ES. (clique aqui)

Na ADI n.º 5606 se discute a inconstitucionalidade das leis que postergaram os reajustes das tabelas do PCS e das promoções por ofensa ao princípio da irretroatividade ou da segurança jurídica, da ofensa a direito líquido e certo, da violação ao princípio da impessoalidade, confronto com a gradação da LRF e violação ao princípio da irredutibilidade de vencimentos.

Tema repetitivo 1075 – STJ (julgamento no dia 24/03) com decisão favorável aos Servidores Públicos – onde os relatores votaram de forma unânime no sentido de que todos os processos pendentes, individuais e coletivos, referentes a implementação de progressões salariais e cobrança de retroativos tenham seu curso retomado. Agora, o TJES e o Estado, em relação aos retroativos, não podem se eximir do cumprimento de suas obrigações, alegando ter atingido os limites orçamentários previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal. (Ementa 1075 – clique aqui, Relatório e voto – clique aqui)

Com a publicação do acórdão na última quinta-feira, dia 31/03, e o julgamento do Tema 1075 (24/03) – os advogados do Sindijudiciario: Rudi Cassel, do escritório Cassel Ruzzarin Santos Rodrigues, João Paulo Barbosa Lyra, do escritório Pagotto Rizzato e Lyra, Mônica Perin Rocha e Moura, Andreas Schmidt Rosso, Marcela Cabidelli (Jurídico Individual,) se reuniram  no início da semana para analisar e tomar as providências devidas em o caso da ADI 5606 e ao Tema 1075/STJ.

Comunicamos que na Assembleia Geral Extraordinária, que está programada para acontecer de forma híbrida no dia 13 de abril, serão repassadas todas as informações.

Servidor fique atento às nossas redes sociais.

O SINDJUDICIARIO segue atuando incansavelmente na defesa dos direitos de toda categoria.