SINDICATOS E ASSOCIAÇÕES DE SERVIDORES PÚBLICOS REIVINDICAM RGA DE 14,38% PARA REPOR PERDAS SALARIAIS

#Repost
Na tarde desta terça-feira, (21/02), diversas entidades representativas dos servidores públicos estaduais estiveram reunidas para discutir a revisão geral anual para a reposição das perdas salariais.

Durante o encontro foi realizado o debate acerca das atuais condições financeiras do Estado, os sucessivos superávits de arrecadação e, portanto, uma condição favorável a concessão da RGA, bem como a recuperação de perdas salariais dos servidores durante o Governo Casagrande.

Na reunião foi apresentado um levantamento das perdas inflacionárias a partir de janeiro de 2020 até dezembro de 2023. Neste período temos um índice de IPCA acumulado de 27,3%, enquanto que a concessão de reajustes concedidos pelo governo foi de 11,3%. Essa diferença representa uma perda de R$ 14,8%, somente considerando o último quadriênio do atual mandatário do Poder Executivo.

Neste sentido, foi deliberado pelos Sindicatos e Associações de servidores presentes na reunião que a partir da próxima semana será protocolado junto aos representantes dos poderes executivo, legislativo e judiciário um documento para reivindicação das perdas do período de 2020/2024, no percentual de 14,38%.

Após a protocolização do documento, será dado um prazo para manifestação do governo em uma mesa de negociação para dar uma resposta ao pleito. Em caso de omissão, outras atividades estão previstas para realizações de mobilização unificada, especialmente considerando que houve um compromisso público do então candidato a Governador Renato Casagrande de reestruturar as carreiras e valorizar os Servidores Públicos.

▶️ Estiveram representados na reunião: ACEES – Associação dos Consultores do Tesouro Estadual; ASSAES – Associação dos Auditores do Estado do ES; ASSOMES – Associação dos Oficiais Militares do ES; SINDSEMPES – Sindicato dos Servidores do MPES; SINDIJUDICIÁRIO – Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário no Estado do  ES ; SINDIUPES – Sindicatos dos Trabalhadores em Educação Pública no ES; SINDIFISCAL – Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual; SINODONTO – Sindicato dos Odontologistas do Estado do ES; SINDILEGIS – Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Contas do ES; SINDISAUDE – Sindicato dos Trabalhadores da Saúde no Estado do ES; SINDACE –   Sindicato dos Auditores de Controle Externo do Estado do ES e SINFES – Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do ES.