SINDICATOS DO ES OFICIAM AO GOVERNADOR POR REAJUSTE EM 2024

26 de fevereiro de 2024.

Excelentíssimo Governador do Estado do Espírito Santo
Senhor RENATO CASAGRANDE

Assunto: Encaminhamento de projeto para a revisão geral anual dos servidores estaduais capixabas

A Pública/ES – Central do Servidor, juntamente com as entidades subscritoras referenciadas, considerando o processo de negociação com esse Governo referente ao encaminhamento de projeto de lei para a revisão geral anual dos servidores capixabas para o exercício de 2024, resguardada a competência e iniciativa de cada Poder, vem à presença de Vossa Excelência,

Considerando o compromisso de campanha de reeleição do Governo Casagrande com os servidores públicos estaduais pela reposição das perdas salariais;

Considerando, minimamente, as perdas salariais no percentual de 14,38% (quatorze vírgula trinta e oito por cento) dos servidores estaduais desde o exercício de 2020;

Considerando a nota A do Estado do Espírito Santo, atribuída pelo Tesouro Nacional desde 2012;

Considerando a existência de superávit de mais de R$ 6,5 bilhões, sendo R$ 1,88 bilhões de disponibilidade de caixa líquido, conforme SIGEFES para o exercício de 2023;

Considerando a efetiva participação dos servidores estaduais capixabas na estabilidade e superávit do Estado do Espírito Santo, especialmente com a captação de recursos por meio da “estagnação” dos vencimentos/subsídios/aposentadorias;

Considerando o trabalho exemplar e a dedicação desses servidores nesse mesmo período;

Considerando que ainda não foi encaminhado para aprovação na Assembleia Legislativa o projeto de lei para a revisão geral anual dos servidores estaduais capixabas;

Considerando que é preciso prever uma revisão salarial, contemplando não só a revisão geral anual constitucionalmente prevista no inciso X do artigo 37 da Constituição da República para o exercício de 2024, contemplando percentual que supra o índice inflacionário do período, mas também as perdas salariais mediatas (minimamente, a partir do segundo mandato) no percentual de 14,38% (quatorze vírgula, trinta e oito por cento);

Considerando que a defasagem salarial e a consequente perda do poder de compra trazem consigo, uma clara evasão de servidores, desmotivação e empobrecimento dos servidores, que contribui para a estagnação da economia;

Considerando que os servidores públicos estaduais representam uma massa considerável de consumidores, e essa política de perdas salariais causam prejuízos à estabilidade fiscal e orçamentária do Estado;

Considerando que todos os estudos realizados, dentro da previsibilidade orçamentária e fiscal apontam para a possibilidade de recomposição das perdas minimamente apresentadas;

Vimos por meio do presente, requerer à Vossa Excelência, seja concedido, DE FORMA IMEDIATA, reajuste para o exercício de 2024, em percentual suficiente para recuperar as perdas salariais no percentual de 14,38% (quatorze vírgula trinta e oito por cento);

Requer também a criação de um calendário de reuniões para discussão da recuperação das perdas salariais.

Nada mais havendo, manifestamos nossa estima e consideração.