INFORMATIVO DO SINDIJUDICIÁRIO – ES – 24/01/2018

A Diretoria do Sindijudiciário se reuniu com o Presidente do Tribunal de Justiça

Na tarde desta terça-feira (23 de janeiro de 2018) a Presidente do Sindicato, Adda Maria Bettero Monteiro Lobato Machado, e os Diretores Pedro Antônio Gomes Batista, Elson Gonçalves Júnior, Giovana Roriz, Fernanda Morgado Horta Correa, Climeni Araújo Rodrigues, Valquíria Lopes de Oliveira, Felippe Tonon Martinelli e  a Assessora Jurídica, Dra. Mônica Perin, estiveram reunidos com o Presidente do Tribunal de Justiça Des. Sérgio Luiz Teixeira Gama, os Juízes Assessores da Presidência, Dr. Paulo Cesar de Carvalho e Dr. Fabio Brasil Nery, bem como o Secretário Geral Sr. Marcelo Tavares de Albuquerque.

Iniciada a reunião, o Presidente do TJES destacou sua preocupação com a valorização dos Servidores, bem como sua intenção de buscar o pagamento de direitos que não foram pagos dos trabalhadores do Judiciário Capixaba, isso dentro das possibilidades financeiras do Poder Judiciário.

Por fim, deixou claro a intenção de ter uma relação amistosa e cordial com os Servidores e dispender um tratamento igualitário aos Servidores e Magistrados.

Em seguida, a Presidente do Sindijudiciário, Adda Lobato, pontou a pauta administrativa e financeira, onde se destaca:

1 – A preocupação com a possibilidade de nomeação de novos juízes, o que poderia causar uma nova crise fiscal nas contas do Tribunal de Justiça, sendo informado pelo Des. Presidente que não há possibilidade fiscal – neste período – para as nomeações e, mesmo que fosse instado judicialmente para tal, deveria acionar a Procuradoria Geral do Estado.

2 – O pagamento das promoções de 2015 e 2016 e o plantão judiciário, foi informado que serão realizados os esforços para a realização dos pagamentos dos direitos dos trabalhadores, porém o mesmo se dará com a recuperação da Receita Corrente Liquida.

3 – Foram tratadas das remoções pendentes de implementação, o Presidente solicitou sugestões ao Sindijudiciário para conseguir implementá-las.

4 – Foram alvos de discussões também: o pagamento do plantão judiciário, a gratificação de chefia de cartório (65%) e a inclusão do Chefe de Contadoria, os pagamentos funções gratificadas que foram suspensas no último biênio.

5 – Tratou-se também dos reajustes dos auxílios: saúde, creche e alimentação, bem como a indenização de transportes.

6 – Foi exposto a situação de “esquecimento” – por parte da administração – dos servidores estabilizados e servidores de cartórios não oficializados, sendo que estes últimos possuem seus vencimentos congelados há 15 anos.

7 – Ainda foram alvos de discussões e expostos o pleitos quanto à margem consignável e a exclusão do auxílio saúde da mesma, quanto aos critérios de remoção implementados pela Resolução nº 219/243, bem como o plantão realizado pelos Comissários da Infância e Juventude.

Por fim, o Sindijudiciário entregou cópias dos relatórios fiscais realizados pela Assessoria Econômica do Sindicato (clique aqui para acessar), restou acordado – também – que a entidade sindical irá peticionar informando os pleitos e possíveis soluções para os mesmos.

A Diretoria