Aposentados se atualizam sobre novas tecnologias

A tradicional reunião mensal do Núcleo dos Aposentados e Pensionistas (NAP) aconteceu na última sexta-feira (14) e trouxe uma palestra sobre tecnologia que interessou a todos os presentes. O Analista de Tecnologia, Tácio Vasconcelos, ensinou noções básicas de celular e computador aos aposentados que aprenderam muito com ele e conseguiram tirar diversas dúvidas. A palestra fez tanto sucesso que eles pediram um segundo módulo mais prático e em um laboratório adequado para todos usarem os celulares e aprenderem juntos.

“Esta reunião foi muito proveitosa para nós, que estávamos bastante interessados nos temas abordados e Tácio conseguiu explicar de forma excelente e didática. Falar sobre tecnologia é importante porque estamos sempre precisando nos atualizar”, diz o Diretor de Aposentados e Pensionistas, José Antônio Namem Chalhub, que afirma que a próxima reunião já está marcada para o dia 1º de setembro.

Este primeiro módulo foi mais teórico e mostrou o aumento do número de idosos interessados em redes sociais, no Brasil, por exemplo, há mais de 5 milhões de idosos na internet. “É importante estar sempre em contato com as novas tecnologias, pois isso deixa a mente mais ativa e estimula a memória, a atenção e a concentração, o que previne doenças como Alzheimer”, explica Tácio.

O Analista abordou o vocabulário usado nas redes sociais como meme, hashtag, spam, trollagem. Falou da importância de se atualizar sobre as principais notícias usando a internet e como ficar atento as mentiras que são compartilhadas na rede. Depois mostrou os principais comandos do celular e como configurar o aparelho para ficar personalizado e também como baixar aplicativos e usar o Whatsapp. Ao final da palestra, ele tirou as principais dúvidas dos presentes.

Outro tema importante que foi discutido durante a reunião foi a comemoração para o Dia do Idoso, em 1º de Outubro. O grupo será presenteado pelo Sindicato com uma viagem para Domingos Martins, no dia 6 de outubro (sexta-feira), saindo do sindicato pontualmente às 10h. O transporte e a alimentação serão custeados pelo Sindijudiciário e os aposentados poderão levar um acompanhante. Serão disponibilizadas 25 inscrições que já podem ser feitas pelo telefone 3357-5000, com a Leonir, e seguem até o dia 1º de setembro.

Na Reunião do Núcleo dos Aposentados e Pensionistas também foi servido um delicioso Pela Égua e Capeletti e de sobremesa um Pavê. Esses encontros são importantes para a socialização do grupo e também para o aprendizado, porque sempre são escolhidos temas pertinentes para a categoria discutir em um ambiente preparado especialmente para eles.