Sindijudiciário participa de seminário “Maria da Penha vai…”

Na tarde desta sexta-feira (29/03), os diretores do Sindijudiciário, Pedro Batista, Valquiria Lopes, Giovana Roriz, Climeni Araujo e Fernanda Morgado marcaram presença no 1º Seminário “Maria da Penha vai às Empresas: possibilidades e parcerias entre instituições públicas e privadas”.

Uma iniciativa TJES, que conta com o apoio do Sindijudiciário e outras entidades, o evento reforça a importância do debate e conscientização sobre o enfrentamento de todas as formas de violência contra a mulher.

O seminário contou com duas mesas redondas. Uma com o tema “Empoderamento de mulheres, violência de gênero e suas intersecccionalidades” e outra sobre a “Contribuição das empresas para a promoção da equidade de gênero, inclusão no mercado de trabalho e prevenção da violência contra as mulheres”.

“O seminário reforça o papel das empresas em se discutir formas de proteção à mulher e o empoderamento feminino”. (Ingrid Taufner, assistente social da 1ª Vara Especializada em Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher)

“É um desafio envolver o ambiente do trabalho nesse tema, nesse movimento pela mulher, de desconstrução e erradicação dos altos índices de violência contra a mulher. Papel de diversos atores da sociedade, e não somente da mulher”. (Mariana Bernardes, coordenação de Políticas de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher do município de Vitória)

“Eventos como esse são fundamentais para gerar reflexão, para repensar a escola como um lugar de aprendizado e de enfrentamento às violências”. (Heloísa Carvalho, coordenação da Comissão Educacional em Direitos Humanos, da Secretaria Municipal de Educação)

“Essa discussão contribui para que todos possam repensar práticas de cuidado integral à saúde da mulher, contribuindo para o rompimento do ciclo da violência doméstica”. (Solange Lanna, referência técnica da Vigilância de Violências do município de Vitória)

O Sicoob Servidores, a convite do Sindijudiciário, também apoiou o evento. “Reconhecemos a relevância dessa causa e queremos ser uma ferramenta de empoderamento financeiro das mulheres”, afirmou Roberta Carvalho, gerente geral do Sicoob Servidores.

A diretora de Saúde e Previdência do Sindicato, Valquiria Lopes de Oliveira, destacou que o Sindijudiciário abraçou a causa.  “Temos um grande números de mulheres no Poder Judiciário, nada mais pertinente que a abordagem desse tema no mês em que se comemora o Dia da Mulher. Esse é o primeiro de inúmeros outros eventos que acontecerão para promovermos a conscientização e o entendimento sobre a luta das mulheres”, destacou.