Na tarde de hoje, 08/04, a presidente do SindjudES, Maria Clélia da Costa Almeida, e os diretores Marcos Fabre, Daniel Correia e Fabrício Cabidelli atuaram junto aos deputados da Assembleia Legislativa para suspender a votação do Projeto de Lei n.º 06/2025, que trata da reestruturação dentro do TJES. Enviado ontem, às 17h53min, à Assembleia, o projeto prevê a criação de funções gratificadas, 50 cargos comissionados para assessores de juiz, Laboratório de Inovação e Inteligência Artificial, além de novas coordenadorias no Poder Judiciário Estadual. O Tribunal alega que a proposta reduzirá despesas, mas tal questão precisa ser analisada.
O pedido de adiamento feito pelo Sindicato aos deputados foi para oportunizar uma análise melhor do projeto e de seus reflexos, bem como possibilitar a abertura de negociação e diálogo junto ao presidente do TJES.
Segundo o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Santos, o projeto entrará em pauta na próxima semana. Até lá, o Sindicato está dialogando com os deputados e a presidência do TJES.