Seminário discute Reajuste Salarial e Orçamento Público

Para compreender melhor o contexto econômico vivido pelos servidores do poder judiciário capixaba, o nosso Sindicato vai promover o Seminário Finanças Públicas: Perspectivas e Desafios para o Servidor Público na Conjuntura Atual, que contará com a presença do economista curitibano Cid Cordeiro, da advogada Mônica Perin e do sociólogo Vinícius Fernandes.

O Seminário será no dia 25 de agosto, das 8h às 18h, no Auditório II, da Assembleia Legislativa, e tem como objetivo debater sobre orçamento público, Data Base, Lei de Responsabilidade Fiscal, reforma da previdência, lei da terceirização e esclarecer outras dúvidas da categoria.

Um dos temas centrais que o Seminário vai discutir é o reajuste salarial dos Servidores. “O reajuste depende da Receita do Estado e do Limite da Lei de Responsabilidade Fiscal. O curso vai possibilitar uma análise das finanças capixabas dos últimos anos e vai traçar as expectativas para um possível reajuste”, explica o economista Cid Cordeiro.

Outro tema importante que será abordado é terceirização, que vai desregulamentar o mercado e significa a perda de direitos para os trabalhadores. “A terceirização impacta o conjunto dos trabalhadores com menores salários e vai aumentar o número de acidentes, a rotatividade e a jornada de trabalho. Compreender corretamente a terceirização é o primeiro passo para combatê-la”, afirma o sociólogo Vinicius Fernandes.

Para finalizar o Seminário, a Assessora Jurídica do Sindicato, Mônica Perin, vai falar sobre os impactos da Reforma da Previdência para os servidores públicos. “Vou abordar a gestão previdenciária do Espírito Santo, envolvendo questões sobre déficit e aporte previdenciários, bem como a reforma da previdência em nível nacional”.

É importante que todos os servidores participem porque apenas com conhecimento e união vamos conseguir lutar por nossos direitos.

As inscrições já estão abertas. Para participar é só mandar um email para liege@sindjud.com.br com nome completo, telefone e a Comarca onde atua. O ponto será abonado pelo Sindicato e as vagas são limitadas.

Programação:

08h – Credenciamento

08h30 – Café Receptivo

09h00 – Abertura

09h30 – PALESTRA: “TERCEIRIZAÇÃO”

Palestrante: Vinicius Tomaz Fernandes – Sociólogo e Assessor Sindical. Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo e pela Universidade Ca´Foscari de Veneza. Mestrando em Política Social na UFES. Ênfase nas questões do mundo do trabalho, como precarização, flexibilização e movimento sindical.

10h30 – Debates

 

12h – Almoço

13h – PALESTRA: “PERSPECTIVAS E DESAFIOS PARA O SERVIDOR PÚBLICO NA CONJUNTURA ATUAL”

Palestrante: Cid Cordeiro Silva – Economista, Consultor Sindical, especialista em Finanças Públicas, mercado de trabalho e conjuntura econômica.

14h30 – Coffee Break

15h30 – PALESTRA: “UM OLHAR SOBRE A PREVIDÊNCIA SOCIAL: DA GESTÃO PREVIDENCIÁRIA CAPIXABA À REFORMA EM NÍVEL NACIONAL”

Palestrante: Mônica Perin Rocha e Moura – Advogada com pós-graduação em Direito Administrativo. Assessora Jurídica do Sindijudiciário – ES.

16h30 – Debates

18h – Encerramento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a gente