O inimigo do peito

“É por isso que muita gente fala na batalha contra o câncer. Há um real bombardeio de química contra as células doentes. O tratamento é uma guerra, que exige forças para você reagir. Mas gosto mais de dizer sobre a minha jornada, minha travessia no deserto, um lugar de desorientação e calor intenso, onde só há areia para todo lado onde se olha. Parece tudo igual. Você só irá encontrar os sinais se tiver fé. Só assim vai encontrar a saída”.

O desabafo feito acima é de Daniela Zupo, descrevendo sua situação na batalha contra o câncer de mama.

Há muito, as mulheres se mostram guerreiras em sua trajetória de vida. Não foi nada fácil para chegarmos ao século XXI com direito a voz e voto, direitos trabalhistas e liberdade de expressão. Mas a luta, neste mês de outubro, é mais sutil! Nosso inimigo pode estar dentro do PEITO. No entanto, numa batalha, para sairmos vencedoras, faz-se necessário que conheçamos detalhadamente nosso algoz: o câncer de mama.

Apesar da gravidade da doença, o índice de cura dela está diretamente relacionado com o diagnóstico precoce pois, segundo especialistas , 95% dos casos diagnosticados no início têm possibilidade de cura .Portanto, um índice tão alto desse não deve ser desconsiderado pela população feminina .

Embora nem sempre fácil detectar, existem algumas evidências que, se observadas, deve a mulher procurar um médico imediatamente.

  1. Liberação de líquido pelo mamilo, especialmente sangue;
  2. Veias facilmente observáveis e que aumentam de tamanho;
  3. Nódulo ou caroço na mama, que está sempre presente e não diminui de tamanho;
  4. Vermelhidão, inchaço, calor ou dor na pele da mama;
  5. Presença de um sulco na mama, como se fosse um afundamento de uma parte da mama;
  6. Alteração na coloração ou forma da aréola;
  7. Formação de crostas ou feridas na pele junto do mamilo;
  8. Alterações do tamanho ou forma da mama;
  9. Coceira frequente na mama ou no mamilo;
  10. Inchaço e nódulos frequentes nas ínguas das axilas;
  11. Endurecimento da pele da mama, semelhante a casca de laranja.

Companheiras, para esta luta, o Sindjudiciário ES alerta  todas as mulheres no cuidado com o inimigo. Somente pela ação é que poderemos derrotá-lo. Portanto, solicitamos a todas, nessa campanha do outubro Rosa, que façam o autoexame e visitem seu médico a fim de verificar se está tudo certo com a mama.

Somente pela prevenção venceremos mais este inimigo!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a gente