Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

Em 26 de abril, comemora-se o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. O objetivo é promover a conscientização das pessoas sobre cuidados para prevenir a hipertensão arterial.

De acordo com o Ministério da Saúde, 25% da população brasileira sofre com a hipertensão arterial ou pressão alta.

Doença que pode atacar os vasos sangüíneos, coração, cérebro, olhos e pode causar paralisação dos rins, a hipertensão ocorre quando a medida da pressão se mantém freqüentemente acima de 140 por 90 mmHg.

Muitos são os fatores que podem levar a hipertensão, entre eles está o sobrepeso e obesidade, a má alimentação (consumo elevado de sal e industrializados), o sedentarismo, o tabagismo e, também, o fator hereditário (indivíduos com pais hipertensões têm 30% de chances de também ser hipertenso).

Os sintomas da hipertensão costumam aparecer somente quando a pressão sobe muito, podendo ocorrer dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.

Aferir a pressão regularmente é a melhor maneira de diagnosticar a hipertensão. A doença não tem cura, mas tem tratamento e pode ser controlada. Para isso, é imprescindível adotar um estilo de vida saudável.

Confira abaixo algumas dicas para uma vida mais leve:

– não abuse do sal. Utilize outros temperos para ressaltar o sabor dos alimentos;

– pratique atividade física regularmente;

– modere ou elimine o consumo de álcool;

– elimine o fumo;

– mantenha o peso adequado;

– tenha momentos de lazer;

– evite massas e alimentos gordurosos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a gente