CORREGEDORA DO CNJ FAZ CRÍTICAS E ENGAJA ESFORÇOS À MELHORA DA JUSTIÇA CAPIXABA

A Corregedora Nacional de Justiça, Ministra Maria Thereza de Assis Moura, esteve no Espírito Santo para realizar uma inspeção em 101 unidades do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo, entre os dias 13/09 à 17/09.

O Sindijudiciário, em reunião presencial com a Ministra Corregedora, apresentou os pontos mais críticos da Justiça Capixaba, tais como: a integração de comarcas, a falta de servidores, número excessivo de estagiários, sobrecarga de trabalho, equipamentos sucateados e a falta de ferramentas básicas de trabalho, falta de qualificação/treinamento para operação dos sistemas, entre outros problemas.

No encerramento da inspeção, a ministra criticou o excesso de estagiários (que ultrapassa o número de servidores), o montante de processos parados sem resolução e a insegurança jurídica ocasionada pelo atraso tecnológico do TJES. Maria Thereza disse em sua fala que durante a inspeção detectou que cerca de 80%  dos processos do Judiciário Estadual tramitam em meio físico (como já havia sido informado pelo Sindijudiciário), entre outros vários problemas que atrapalham os Servidores do Poder Judiciário do Espírito Santo.  Além disso, a ministra Maria Thereza salientou, no entanto, que há práticas adotadas pelo Tribunal de Justiça que merecem ser seguidas: “Encontrei ótimas práticas, por exemplo, no gabinete do desembargador Pedro Valls Feu Rosa, que valem a pena ser divulgadas”.

O relatório da inspeção será submetido ao plenário do CNJ e, em seguida, será publicado na página eletrônica do CNJ, onde poderá ser consultado por todos os interessados.

Confira a fala da Ministra na íntegra no vídeo abaixo.

https://www.instagram.com/p/CUGNUE-lI7-/

A Diretoria


Quer saber tudo sobre as notícias do Sindijudiciário/ES e ficar por dentro das nossas ações mais recentes? Então acompanhe agora mesmo o Sindijudiciário/ES no Instagram, Facebook e no Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a gente