Sindijudiciário na inauguração do novo fórum de Mimoso do Sul

Na manhã desta sexta-feira (15/6), o Sindijudiciário, representado pelo diretor de Organização e Planejamento, Pedro Antônio Gomes Batista, prestigiou uma grande conquista para os servidores de Mimoso do Sul: a inauguração das novas instalações do fórum do município.

A solenidade contou com a presença do governador Paulo Hartung e do presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama, além de outras autoridades municipais e estaduais.

“Foi gratificante ver o resultado de todo o nosso trabalho em Mimoso do Sul. Uma conquista não só para os servidores, mas para toda a população. Salas amplas, espaço para arquivamento dos processos, salão do júri para 50 pessoas. Juntos somos sempre mais fortes”, afirmou o diretor do Sindijudiciário, Pedro Batista.

O presidente do TJES, desembargador Sergio Gama, destacou o empenho conjunto de várias pessoas para a inauguração do novo fórum, citando desembargadores, deputados, prefeitos e o Sindijudiciário. “Com destaque para a atuação da presidente do Sindijudiciário, Adda Lobato. Todas essas pessoas foram fundamentais. Esforços sem os quais não seria possível a realização deste sonho. É mais um tijolo nas bases da justiça capixaba”, afirmou.

A juíza da vara criminal, Lara Carrara Arrabal Klein, falou sobre as dificuldades do quotidiano no antigo fórum, devido ao volume de processos atrelado ao espaço físico inadequado, e citou Fernando Pessoa. “Pedras no caminho? Guardo todas, um dia construirei um castelo. E a sociedade de Mimoso do Sul recolheu todas as pedras e hoje tem um fórum com instalações adequadas, salas reservadas para receber advogados, sala de audiência para réu preso… O município merecia um novo fórum”.

O juiz da primeira vara cível, Ezio Luiz Pereira, destacou os valores por detrás da mudança de prédio. “Essa mudança representa muito mais do que a transferência para uma nova instalação, por trás disso tudo existem valores de cidadania, dignidade. Fruto do trabalho iniciado pelo desembargador Annibal de Rezende Lima e que os desembargadores Sergio Gama e José Luiza Barreto Vivas deram continuidade”.

Para a delegada da comarca de Mimoso do Sul, Lesley Mara dos Santos, o Sindijudiciário foi fundamental para essa conquista. “O sindicato sempre foi muito firme, várias solicitações aos órgãos competentes, foram anos de muita luta, garra e força de vontade para fazer esse momento acontecer”.

“Esta é uma conquista não só dos servidores, mas de todos os advogados, das partes e da sociedade, afinal, com melhores instalações de trabalho também teremos melhoria na qualidade dos serviços prestados”, enfatizou Lesley dos Santos.

O comissário da Infância e da Juventude, Antonio Sergio Cabral, contou que o edifício antigo não tinha espaço para tratar questões sigilosas. “Por diversas vezes fizemos o atendimento na varanda do fórum. Essa é uma conquista de todos nós e o Sindijudiciário teve papel preponderante, uma vez que a presidente do sindicato, Adda Lobato, conhece de perto as dificuldades do município. Parabéns a todos”.

Novas instalações

A nova sede do Fórum Desembargador O’Reilly de Souza, da Comarca de Mimoso do Sul, conta com 1.642m² e cinco andares, rampas de acesso, elevador e garagem. O salão do júri tem capacidade para receber 50 pessoas. O fórum conta, ainda, com sala de espera para testemunhas de defesa e outra para as de acusação, celas masculinas, femininas e para os menores de idade.