Fevereiro Roxo: mês da consciência sobre Lúpus, Fibromialgia e Mal de Alzheimer

Print Friendly, PDF & Email

Todos os meses do ano agora possuem uma cor. Outubro é rosa, novembro é azul, janeiro é branco e fevereiro recebeu a cor roxa. As cores utilizadas são uma forma de chamar atenção para temas de grande importância, especialmente voltados para a saúde.

Em fevereiro, a cor roxa chama para a conscientização de três causas: Lúpus, Alzheimer e Fibromialgia. Em comum, são doenças incuráveis e que, por isso, devem ser identificadas em seus estágios iniciais para que os sintomas possam ser controlados ou adiados.

Criado em 2014, em Uberlândia, Minas Gerais, a campanha Fevereiro Roxo tem como lema: “se não houver cura, que ao menos haja conforto”, incentivando o diagnóstico precoce, permitindo, assim, que pacientes tenham mais qualidade de vida ao se “preparar” para os sintomas dessas doenças, que inicialmente são inofensivos.

Lúpus é uma doença inflamatória crônica e autoimune que provoca inflamações e lesões em vários órgãos. Rins, pulmões, pele e articulações são as áreas mais acometidas, porém a doença eventualmente atinge até cérebro e coração. É mais comum nas mulheres. Alguns de seus sintomas são: dores nas articulações; queda de cabelo; manchas avermelhadas, especialmente em rosto, pescoço, peito e cotovelos; feridas na boca; dor de cabeça e, em casos graves, convulsões.

A doença de Alzheimer tem como principal característica a perda das funções cerebrais, causando problemas na memória, pensamento e comportamento. Com um grande de evolução lenta e progressiva, a doença é responsável por mais de 60% dos casos de demência, quando a pessoa perde as capacidades de raciocínio, julgamento e memória, tornando-o progressivamente dependente para a realização das suas atividades básicas de vida diária.

A fibromialgia é uma síndrome que causa dor em todo o corpo, principalmente na musculatura. Junto com a dor, a fibromialgia também causa fadiga, distúrbios do sono, dores de cabeça, depressão e ansiedade. De cada 10 pacientes com fibromialgia, sete a nove são mulheres.

Fevereiro Laranja

Como não há um calendário oficial das campanhas, e a maioria delas é realizada por ONGS e instituições, ainda neste mês, há também a campanha Fevereiro Laranja para discutir sobre a Leucemia, um tipo de câncer que afeta os glóbulos brancos do sangue, que são as células de defesa do organismo. Geralmente de origem desconhecida, a doença começa na medula óssea, que a parte mais interna dos ossos, e se espalha pelo corpo através do sangue, impedindo ou atrapalhando a produção de glóbulos vermelhos, plaquetas e glóbulos brancos, e por causa disso surge anemia, infecções e hemorragias.

Lembre-se: entender as questões relacionadas a doenças graves é importante para cuidar da sua saúde e ajudar a conscientizar as pessoas que você conhece.

 

Fonte: site Boa Consulta