COMITÊ APROVA CRONOGRAMA DO PJe

O Diretor de Planejamento e Organização Marcos Fabre participou da reunião (8/1) do Comitê do Processo Judicial Eletrônico (PJe) para aprovação do Cronograma 2021. Iniciando a reunião, o Presidente do Comitê, Dr. Felipe Morgado informou que a sugestão do Cronograma foi um trabalho conjunto e busca otimizar os recursos.

Na apresentação detalhada do cronograma, o Secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça, Carlos Vinicius de Arimatéa, e a Assessora Judiciária, Jeanni Will,  teceram considerações sobre as atividades de cada mês na implantação do primeiro grau (1G) e segundo grau (2G).

Em relação ao cronograma (clique aqui), solicitamos, e foi aprovado, junto com outras entidades o detalhamento das varas a serem implantadas nos meses de abril, junho e agosto no quadro 1G. Além disso, questionamos a atividade descrita no mês de março de 2021 – quadro 2G – o Estudo, Implementação e Homologação da nova estrutura (Movimentação Desembargadores) que seria uma adequação do PJe para atender questões pontuais do TJES (processos vinculados/cativos) sem grande repercussão em outros tribunais. A equipe técnica diz ter ponderado, mas prevaleceram as questões dos regimentais do TJES.

Respondendo ao pedido nosso, relataram ainda algumas dificuldades na implantação de 2020, mas que todos foram solucionados pela equipe, destacando o engajamento dos servidores. Questionamos que estamos longe de estar funcionando em Processo Eletrônico (digital) devido a duplicidade (triplicidade) de atividades (PJe, correio eletrônico, malote digital, manuseio/arquivo físico) que os servidores são obrigados a realizar, devido aos recursos do PJe não estarem todos em funcionamento (tem de fotocopiar, scanear…), e fomos informados que a equipe esta se debruçando para sanar estas e outras questões.

Enfatizamos a necessidade de valorização e capacitação continuada dos servidores que tem dado suporte técnico e também dos que estão fazendo, com muito esforço, vingar mais este projeto. Lembramos do descaso do TJES em não pagar as promoções e perdas dos servidores, o que pode comprometer o desenvolvimento das atividades do TJES pois a insatisfação e evasão já são realidades.

Propusemos a realização de seminário para discutir a virtualização dos processos neste momento de mudança de época (pandemia e avanços tecnológicos) devendo ser agendado para fevereiro.

Caso tenha alguma consideração, sugestão e/ou reclamação sobre o assunto, mantenha contato: marcosfabre@sindjud.com.br ou (27) 99830-7544.

POR TODOS OS NOSSOS DIREITOS
A Diretoria


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